Tarde de Bolachas e Chocolate
Ingredientes
- 225 g de Chocolate
- 225 g de Manteiga
- 2 Ovos batidos
- 25 g de Açúcar em pó
- 225 g de Bolacha Maria
Para decoração:
- 1 copo de natas
- Nozes partidas ao meio
Preparação:
- Parta o chocolate em pedacinhos e derreta-o em banho-maria.
- Derreta a manteiga num tacho à parte.
- Bata os ovos numa tigela juntamente com o açúcar.
- Junte a manteiga já fria.
- Junte o chocolate derretido e mexa tudo muito bem.
- Parta as bolachas do tamanho que desejar e junte-as á mistura.
- Deite a mistura numa forma untada com margarina e meta no frigorífico durante 12 horas para ficar bem firme.
- Desenforme e enfeite com as natas batidas e as nozes. ( Este passo é opcional. Em vez das nozes pode pôr amêndoas ou pinhão.)
Beijinho da Nury Nury.
Farinheira com Ovos
Ingredientes:
- 1 Farinheira
- 4 Ovos
- Salsa
- Sal
- Pimenta preta
- Oregão
Preparação:
- Pique a farinheira com um garfo e coza-a. Se não picar a farinheira ela provavelmente vai rebentar.
- Quando a farinheira estiver cozida tire-lhe a pele. Em seguida esmague o enchido ate formar uma pasta.
- Parta os 4 ovos e ponha-os numa tijela e mexa. Junte a farinheira, a salsa, o sal e a pimenta e os oregãos.
- Ponha a mistura frigideira com um pouco de margarina no fundo.
- Mexa os ovos ate ficarem do seu agrado (mal ou bem passados)
- Opcional: Pode juntar espargos.
Uma boa receita para qualquer hora do dia.
Beijinho da Nury Nury.
Cheesecake
Ingredientes:
Para uma forma de 20 cm de diâmetro:
Base:
-
40 g de Manteiga derretida e fria
- Triturar a bolacha com o açúcar até que fique em pó
- Misturar (pode usar as mãos para misturar) a manteiga derretida até que esteja uma mistura homogénea.
Recheio:
-
500 g de Queijo Creme (tipo philadelphia ou com a mesma percentagem de gordura)
- 75 g de Natas com cerca de 35% de gordura (basta ver no pacote, geralmente diz a percentagem de gordura)
-
3 ml de Essência de Baunilha (usar uma essência de qualidade)
Preparação:
- Bater o queijo com o açúcar e o sal durante uns 3 minutos.
- Bater os ovos e a gema e juntar em 4 vezes à mistura de queijo, batendo sempre.
- Juntar a baunilha com as natas e bater até que esteja homogéneo.
- Pré-aquecer o forno a 160-165ºC.
- Untar uma forma redonda com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal.
- Preparar a base de bolacha, pressionar sobre o fundo da forma e refrigerar.
- Preparar o recheio e deitar sobre a massa.
- Bater com a forma sobre a mesa para evitar borbulhas de ar.
- Preparar um tabuleiro com água, colocar dentro o cheesecake e deixar cozer por 1 h e 15 minutos ou até que o centro esteja firme.
- Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer completamente.
- Embrulhar a forma com película aderente e refrigerar durante toda uma noite.
- Desenformar.
Para desenformar o cheesecake:
Forrar o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente ou papel vegetal (para que a parte de cima não fique com marcas).
Passar o cheesecake para o prato final, virando-o.
Pode comer-se simples ou servir-se com frutos vermelhos.
A receita é trabalhosa, mas vale a pena.
Beijinho da Nury Nu.ry
Bavaroise de Creme
Ingredientes para 5 pessoas :
- 4 Folhas de Gelatina (daquelas sem cor)
- 3 Gemas de Ovo
- 150 g de Açúcar
- 2 copos Pequenos de Leite
- 2 copos Pequenos de Natas
A preparação:
- Demolhe as folhas de gelatina num recipiente com agua fria.
- Numa tigela, bata as gemas com o açúcar ate a mistura ficar esbranquiçada e espumosa.
- Ferva o leite e deite-o aos poucos sobre o creme de ovos,
- Coloque o creme num tacho em lume brando mexendo sempre. Quando verificar que a mistura está quase a atingir o ponto de fervura, retire do lume.
- Junte a gelatina bem escorrida.
- Ponha o creme novamente numa tijela e deixe arrefeçer, mas vá mexendo de vez em quando, caso contrario irá formar uma película á superficie,
- Quando o creme estiver frio, bata as natas e adicione-as em pequenas porções, mexendo de baixo para cima.
- E o creme está pronto. Basta por numa forma ou em tacinhas individuais e deixar repousar 3 horas no frigorífico ou 1 hora no congelador.
É delicioso e nada complicado de fazer. Experimentem.
Beijinho da Nury Nury.
Meus caríssimos visitantes,
Isto é um blog de culinária (creio que já tinham chegado aí).
Todos os dias irei publicar novas receitas de carne, peixe, sobremesas e compotas, nhamy.
Nem todas terão fotografias, infelizmente, por vezes assim que acabo de fazer algo já está a ser atacado pela malta que está em casa.
Deixem os vossos comentários com sugestões, fotografias (caso façam algo delicioso, quero ver) tudo o que se lembrem.
Beijinho da Nury Nury