sábado, 13 de outubro de 2012

Tarte de Chocolate e Bolachas

Tarde de Bolachas e Chocolate

Ingredientes

  • 225 g de Chocolate
  • 225 g de Manteiga
  • 2 Ovos batidos
  • 25 g de Açúcar em pó
  • 225 g de Bolacha Maria

Para decoração:

  • 1 copo de natas
  • Nozes partidas ao meio

Preparação:

  1. Parta o chocolate em pedacinhos e derreta-o em banho-maria.
  2. Derreta a manteiga num tacho à parte.
  3. Bata os ovos numa tigela juntamente com o açúcar.
  4. Junte a manteiga já fria.
  5. Junte o chocolate derretido e mexa tudo muito bem.
  6. Parta as bolachas do tamanho que desejar e junte-as á mistura.
  7. Deite a mistura numa forma untada com margarina e meta no frigorífico durante 12 horas para ficar bem firme.
  8. Desenforme e enfeite com as natas batidas e as nozes. ( Este passo é opcional. Em vez das nozes pode pôr amêndoas ou pinhão.)

Beijinho da Nury Nury.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Farinheira com Ovos

Farinheira com Ovos

Ingredientes:


  • 1 Farinheira
  • 4 Ovos
  • Salsa
  • Sal
  • Pimenta preta
  • Oregão

Preparação:  


  1. Pique a farinheira com um garfo e coza-a. Se não picar a farinheira ela provavelmente vai rebentar.
  2. Quando a farinheira estiver cozida tire-lhe a pele. Em seguida esmague o enchido ate formar uma pasta.
  3. Parta os 4 ovos e ponha-os numa tijela e mexa. Junte a farinheira, a salsa, o sal e a pimenta e os oregãos. 
  4. Ponha a mistura frigideira com um pouco de margarina no fundo.
  5. Mexa os ovos ate ficarem do seu agrado (mal ou bem passados)
  6. Opcional: Pode juntar espargos.

Uma boa receita para qualquer hora do dia.

 

Beijinho da Nury Nury.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cheesecake

Cheesecake

Ingredientes:

Para uma forma de 20 cm de diâmetro:

Base:

  • 70 g de Bolacha Maria
  • 30 g de Açúcar Amarelo
  • 40 g de Manteiga derretida e fria
  1. Triturar a bolacha com o açúcar até que fique em pó
  2.  Misturar (pode usar as mãos para misturar) a manteiga derretida até que esteja uma mistura homogénea.

Recheio:

  • 500 g de Queijo Creme (tipo philadelphia ou com a mesma percentagem de gordura)
  • 170 g de Açúcar
  • 2 g de Sal
  • 3 Ovos
  • 1 Gema
  • 75 g de Natas com cerca de 35% de gordura (basta ver no pacote, geralmente diz a percentagem de gordura)
  • 3 ml de Essência de Baunilha (usar uma essência de qualidade)

Preparação:


  1. Bater o queijo com o açúcar e o sal durante uns 3 minutos. 
  2. Bater os ovos e a gema e juntar em 4 vezes à mistura de queijo, batendo sempre. 
  3. Juntar a baunilha com as natas e bater até que esteja homogéneo. 
  4. Pré-aquecer o forno a 160-165ºC.
  5. Untar uma forma redonda com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal.
  6. Preparar a base de bolacha, pressionar sobre o fundo da forma e refrigerar.
  7. Preparar o recheio e deitar sobre a massa.
  8. Bater com a forma sobre a mesa para evitar borbulhas de ar.
  9. Preparar um tabuleiro com água, colocar dentro o cheesecake e deixar cozer por 1 h e 15 minutos ou até que o centro esteja firme.
  10. Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer completamente.
  11. Embrulhar a forma com película aderente e refrigerar durante toda uma noite. 
  12. Desenformar.

Para desenformar o cheesecake:


Forrar o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente ou papel vegetal (para que a parte de cima não fique com marcas).

Passar o cheesecake para o prato final, virando-o.


Pode comer-se simples ou servir-se com frutos vermelhos.


A receita é trabalhosa, mas vale a pena.


Beijinho da Nury Nu.ry


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Primeira Receita do Blog: Bavaroise de Creme

Bavaroise de Creme 

Ingredientes para 5 pessoas :

  • 4 Folhas de Gelatina (daquelas sem cor)
  • 3 Gemas de Ovo
  • 150 g de Açúcar
  • 2 copos Pequenos de Leite
  • 2 copos Pequenos de Natas 

A preparação:

  1. Demolhe as folhas de gelatina num recipiente com agua fria.
  2. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar ate a  mistura ficar esbranquiçada e espumosa.
  3. Ferva o leite e deite-o aos poucos sobre o creme de ovos,
  4. Coloque o creme num tacho em lume brando mexendo sempre.  Quando verificar que a mistura está quase a atingir o ponto de fervura, retire do lume.
  5. Junte a gelatina bem escorrida.
  6. Ponha o creme novamente numa tijela e deixe arrefeçer, mas vá mexendo de vez em quando, caso contrario irá formar uma película á superficie,
  7. Quando o creme estiver frio, bata as natas e adicione-as em pequenas porções, mexendo de baixo para cima.
  8. E o creme está pronto.  Basta por numa forma ou em tacinhas individuais e deixar repousar 3 horas no frigorífico ou 1 hora no congelador.

É delicioso e nada complicado de fazer. Experimentem.

Beijinho da Nury Nury.



Greetings aos visitantes.

Meus caríssimos visitantes,

Isto é um blog de culinária (creio que já tinham chegado aí).
Todos os dias irei publicar novas receitas de carne, peixe, sobremesas e compotas, nhamy.
Nem todas terão fotografias, infelizmente, por vezes assim que acabo de fazer algo já está a ser atacado pela malta que está em casa.

Deixem os vossos comentários com sugestões, fotografias (caso façam algo delicioso, quero ver) tudo o que se lembrem.

Beijinho da Nury Nury